terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Compras online

Há uns dias, aqui no blog, fui questionada sobre comprar livros online e perguntaram-me se eu podia fazer um post sobre esse assunto porque há ainda muita gente que não se sente à vontade de realizar comprar online.

Como compradora, eu compro muito online, especialmente livros e filmes. Acabo mais por comprar por este método do que pelo método tradicional, muitas vezes porque há lojas (tal como a Wook e Bertrand) que fazem os descontos e promoções apenas no site. A Fnac, por exemplo, já faz os descontos tanto no site online como na própria loja. Falando nestas três lojas, são as principais onde eu compro livros e também filmes. Quanto a forma de pagamentos existem vários desde: Multibanco, cartões de crédito, Cartão Oferta Virtual e-Tanto, Cartão Oferta Tanto, MB Phone, Cheque Estudante/Ensino. Claro que cada loja tem o seu método de pagamento mas existem dois que funcionam em todos: Multibanco e cartões de crédito. Normalmente eu pago sempre por multibanco, e claro que o pagamento é feito antes de ser expedida a encomenda. Outro site onde podem encomendar livros é na  Saída de Emergência como em qualquer outra editora. São sempre lojas confiáveis e podem estar à vontade para encomendar!

Quanto a livros e compras em 2º mão já é preciso ter um cuidado redobrado porque podem "passar-nos a perna". Os sites que eu mais uso para comprar em 2º mão são os seguintes: Olx, Custo Justo e Leilões. Neste tipo de compras é estar atento e saber escolher! No caso do Leilões, tem sempre uma caixinha deste tipo:



Como podem ver dá-nos a informação se a pessoa que está a vender é realmente de confiança!

No Olx e no Custo Justo já não usam este método e na minha opinião deviam acrescentar ao site algo deste género. Quando eu faço compras neste dois últimos sites, escolho sempre anúncios que tenham bastantes imagens e que têm contacto do vendedor. 

Quanto a métodos de pagamentos, o mais usado é sem dúvida o de transferência bancária, mas também há quem use à cobrança e vales do ctt, entre outros, depende do vendedor.

Outro método que se tem usado mais recentemente é a troca de livros! Dos que eu uso são o Winkingbooks  e este grupo criado no Facebook.

Quanto ao winkingbooks, em que eu já mandei vir 17 livros funciona da seguinte maneira: por cada livro que disponibilizas para troca recebes um ponto. Por cada livro que envies recebes 10 pontos. Por 10 pontos podes mandar vir um livro que esteja disponível. Este site tem dois senão: é o facto que os livros mais recentes são logo pedidos e não conseguimos adquiri-los mas é uma questão de sorte, eu por exemplo consegui dois livros do Harry Potter, três livros da saga Artur e os Minimeus, A História de Ó, livros da Harlequin, entre outros. O outro senão é que no momento em que te pedem um livro, enquanto a troca não for feita não te é permitido pedir outros livros. Eu acho que isto é para obrigar a trocar mesmo os livros que se disponibilizamos no site. Um aspecto positivo deste site é que não gastas dinheiro nenhum ao pedir um livro porque quem paga os portes é quem envia!

Se quiserem registarem-se no WinkingBooks cliquem aqui!

Espero ter ajudado quem tinha dúvidas, mas se ainda as tiverem não hesites em perguntar aqui no blogue ou para o e-mail: rabiscosdeumaleitora@outlook.com.

Reacções:

11 Rabiscos:

  1. Eu costumo comprar na SDE em PT, no BookDepository (inglês novos) e AwesomeBooks (inglês usados) ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O AewsomeBooks tem preços mesmo jeitosos :D

      Eliminar
    2. Brinca *.* então quando dão 20% desconto ou fazem promos "leve 4 pague 3" uiui

      Eliminar
    3. Eu é que não gosto muito de ler em Inglês (prefiro ler em português) mas estou a ver que tenho que contornar a situação.

      Eliminar
  2. Em relação a compras online e tratando-se de livros, posso dizer que estou bastante desiludido com o serviço online da Bertrand. Nos últimos anos tenho feito bastantes compras online, algumas com valores de 800€ e 400€! Nunca tive qualquer tipo de problemas. Tanto em lojas portuguesas, como internacionais. A primeira encomenda que faço na Bertrand, corre logo mal. Encomendo um livro que está disponível e depois de quase 1 mês à espera e a receber e-mails a dizer que estava encomendado ao fornecedor, acaba por ficar esgotado e agora está o livro pago e não há livro, claro que sendo a Bertrand, irá-se chegar a uma solução, terminando no máx dos casos com a devolução do dinheiro, mas de todas as formas é a única loja que tenho razão de queixa.

    De resto, tudo muito positivo e simples :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo post :)
    Quanto pagas-te pelo envio dos livros ? (No WinkingBooks)
    Ass: Joana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do peso dos livros. Quanto maior o peso pagas mais. E depois também tens o preço do envelope. O máximo que paguei dos 9 livros que enviei e foi o Brisingr (900 páginas) paguei à volta dos 4 euros.

      Eliminar
  4. Ah, pensava que seria mais caro :)
    Tu costumas enviar pelo correio nacional, ou pelo correio verde ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende, o Brisingr como era muito grande ficava mais barato por correio verde.

      Mas livros pequenos compensa o correio nacional. E sempre podes comprar packs de envelopes almofadados em lojas que fica mais barato do que comprar nos correios :) que depois só pagas os portes!

      Eliminar
    2. Taxa de livro é baratinho :)

      Escreves no envelope "Contém Livro. Pode ser aberto para verificação postal" e dizes à senhora do balcão que queres enviar com taxa de livro. Fica-te a 1€ e picos [às vezes nem chega a tanto... depende do peso] ;)

      Eliminar