segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Livros que viraram filmes [4]



E a quarta rubrica deste tema será dedicada aos livros de Jane Austen que foram transformados em filmes. Para quem não sabe, Jane Austen é considerada uma das mais importantes escritoras de língua inglesa.
Nascida em 1775, Austen teve um sucesso discreto na época, só vindo a ser reconhecida anos após a sua morte. Um desses filme "Becoming Jane" não é baseado num livro de Jane Austen mas sim na vida da própria escritora.

Aqui ficam alguns desses filmes:

Orgulho e Preconceito



Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem o seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e snobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.






Razão e Sensibilidade




Em virtude da morte do marido, uma viúva e as três filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita no leito de morte de seu pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, enquanto uma irmã prática (Emma Thompson), usando a razão como principal forma de conduzir as situações, a outra (Kate Winslet) se mostra emotiva, sem se reprimir nunca com uma sensibilidade flor da pele.








Emma 


Emma Woodhouse (Gwyneth Paltrow) é bonita, inteligente e rica. Ela vive confortavelmente na pequena cidade de Highbury, no interior da Inglaterra. Quando a sua querida governanta Miss Taylor parte para se casar com o seu vizinho, Mr. Weston, Emma sente um vazio na sua vida e um grande dilema: como ajudar as pessoas a terem uma vida tão perfeita quanto a sua. Ela decide ocupar-se dando conselhos na vida sentimental das amigas. Mas, por trás da sua autoridade no assunto, revela-se uma mulher que nunca se apaixonou. Emma, de Jane Austen, mesma autora de Razão e Sensibilidade, foi publicado pela primeira vez em 1816, um ano antes da morte da escritora. Uma comédia romântica com muitas tiradas divertidas e uma conduta própria.







Persuasão





De família aristocrática, porém em dificuldades financeiras, Anne é levada a romper o seu compromisso com um jovem por ele não ter uma família rica nem posição social. Mais tarde, reencontra o mesmo rapaz numa situação financeira e nível social melhores. Mas ele agora relaciona-se com uma família na qual Anne se tornou parente também.










Mansfield Park


Aos 12 anos de idade a jovem Fanny passa a morar de favor em Mansfield Park, a casa do esposo de sua tia, Sir Thomas Bertram (Harold Pinter). Inteligente e estudiosa, ela logo se torna amiga do seu primo Edmund, o filho mais novo de seus tios, apesar de ser sempre mal tratada pelo seu tio e pelas suas primas fúteis. Com o passar do tempo Fanny torna-se uma bela mulher, que acaba chamando a atenção de Henry Crawford (Alessandro Nivola), jovem que se tornou recentemente o seu vizinho juntamente com a sua irmã, Mary (Embeth Davidz). Notando o interesse de Henry por Fanny, os tios dela logo promovem um encontro entre os dois para logo depois se sentirem revoltados com o desprezo que a jovem demonstra pelo seu novo vizinho.






Northanger Abbey

Quando a jovem Catherine Morland tem a oportunidade de ir morar com a família Allen em Bath, ela espera ter também a chance de viver aventuras românticas como aquelas que sempre leu nos livros. Como os Allen não têm filhos, logo ela é apresentada a outros da sua idade: Isabella Thorpe e o irmão John, grande amigo do irmão de Catherine, James; e também Henry Tilney, um rapaz bonito e boa família, e a irmã dele, Eleanor. Convidada para um passeio na abadia de Northanger, no estado de Tilney, a jovem sonhadora imagina que chegou seu momento de viver um grande romance. Mas Catherine logo percebe que status, classe e dinheiro têm tanta ou mais importância do que as coisas do coração.







Becoming Jane




Cinebiografia da escritora Jane Austen (Anne Hathaway) e o seu romance com o jovem advogado irlandês Tom Lefroy, antes da fama. O seu relacionamento com ele a inspira na criação de personagens para o seu mais famoso romance, Orgulho e Preconceito.

Reacções:

0 Rabiscos:

Enviar um comentário