segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Crítica Literária - Easy de Tammara Webber

Após seguir o seu namorado para a faculdade que ele tinha escolhido, a última coisa que Jacqueline esperava era o fim do relacionamento. Após duas semanas em choque, ela acorda com uma nova realidade: ela está solteira, numa faculdade ao invés de um conservatório de música, ignorada pelo antigo grupo de amigos, sendo perseguida por um amigo do ex-namorado e tend dificuldade numa matéria pela primeira vez na vida. Após quase ser vitima de estupro, ela olha com outros olhos o colega de classe, Lucas, que a salvou e sempre foi tímido e nunca falou com ela. Ao mesmo tempo ela deve conseguir melhorar suas notas com o novo relacionamento com o tutor de sua classe de economia que logo vira algo mais do que uma relação académica.
Este livro relata a história de Jacqueline, uma rapariga que desistiu do seu sonho de ir para um conservatória de música para estar com o seu namorado, com quem está à mais de três anos. Depois de chegarem à universidade, a jovem nota que o seu companheiro está a afastar-se cada vez mais e este acaba por terminar a relação. Depois de duas semanas em choque e mergulhada em lágrimas, Jacqueline "acorda" para a vida, chegando à conclusão está num sítio onde se sente deslocada e que, pela primeira vez na vida, está a ter dificuldade numa disciplina. 

Quando a sua colega de quarto a convence a sair para uma festa de Haloween, Jacqueline quase que é violada por um colega de fraternidade do seu ex-namorado, só que é salva por Lucas, um colega da classe de Economia que passa a aula a rabiscar no seu caderno. Lucas é o tipo bad boy, solitário, com um piercing no lábio e com um passado muito traumatizante. A partir deste momento, os dois jovens começam aproximar-se cada vez mais, até o dia em que Lucas pede a Jacqueline para desenhá-la e eles não conseguem mais segurar a atração que os atormenta. 

Além desta relação com Lucas, a perseguição do rapaz que a tentou violar, a jovem universitária ainda mantém uma relação platónica com Landon, o seu orientador da aula de Economia devido à sua dificuldade na disciplina, mas existe um pequeno problema, Jacqueline nunca viu Landon e eles mantém contacto apenas por e-mail. Mas é entretanto que ela descobre uma relação entre Landon e Lucas... E vai tudo mudar a partir daí!

Uma história que aborda vários assuntos que é necessário dar destaque tais como a violação, o uso de drogas, homicídio, a relação entre pais-filhos,  o excesso de álcool, a verdadeira amizade e o amor. Um livro juvenil mas que pode interessar a um público mais adulto. Escrito na primeira pessoa e sempre na perspectiva de Jacqueline, temos acesso directo a uma rapariga que é apaixonada por música, que sofre por amor e que apresenta uma relação bastante distanciada dos pais. 

Um livro que nos faz acreditar que o amor e que os verdadeiros sentimentos curam qualquer ferida, sendo capazes de libertarem qualquer pessoa.



Reacções:

0 Rabiscos:

Enviar um comentário